sábado, 20 de março de 2010

"O Leitor"

Güten Tag!
Hoje vou falar de um livro que li ainda nas passadas 24horas!
"O leitor" de Bernhard Schlink

Sinopse:
Este romance relata a vida de Michael Berg (protagonista) que aos 15 anos de idade inicia uma relação com Hanna Schmitz, uma mulher de 36 anos. Os seus encontros seguem-se sempre segundo um ritual, primeiro tomam banho juntos, depois "o miúdo" faz-lhe a leitura, e acabam depois por fazer amor. Até que um dia, misteriosamente, Hanna Schmitz desaparece.
Só passado alguns anos, já quando Michael se encontra na Universidade, a estudar Direito, é que ele a reencontra, num julgamento acerca de ex-guardas de campos de concentração, onde ela encarna o papel de acusada. A partir deste instante, inicia-se uma grande reflexão acerca desta polémica, e onde vários pensamentos surgem, e muitos sentimentos imergem do passado...


Este livro é interessante! de uma leitura acessivel, ... onde o leitor consegue encarnar as duas personagens, e identificar-se um pouco com os acontecimentos. Deixa a mente aberta a um passado polémico, mas que num entanto não deve ser esquecido.


Passagens do livro:
"Porquê? Porque razão , quando olhamos para trás, o que era bonito se torna quebradiço, revelando verdades amargas?"
"Mas sentia-me excluído, expulso do mundo normal em que todas as pessoas viviam, trabalhacam e amavam. Como se tivesse sido condenado a uma viagem sem rumo nem fim, numa carruagem vazia."


Ps: Já existe um adaptação do livro em filme, com o mesmo nome de 2008, filme esse nomeado para 5 Oscars, e que valeu um globo de ouro de melhor atriz secundária a Kate Winslet.



Auf Wiedersehen *

Sem comentários:

Enviar um comentário